Sobre Nós

Sobre Nós

A Associação Nacional de Ajuda Aos Pobres foi fundada em 12 de Agosto de 2003, com estatutos publicados no «Diário do Governo» («da República»), III série, nº247 de 24/10/2003 e sede em Vila Nova de Gaia, na Praça Escultor Sousa Caldas, nº 185, freguesia de Santa Marinha. 

Em 2005, a mesma passou a estar sediada na freguesia de Paranhos, nomeadamente na Travessa de Monsanto, 63. Mais tarde foi reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social, aprovada pela portaria n.º 139/2007 de 29 de Janeiro e registada com o n.º 25/10, a fls. 8 e verso, do Livro 13 das Associações de Solidariedade Social, considerando-se efectuado em 05/11/2008, sem fins lucrativos. Esta encontra-se ao abrigo da lei do Mecenato e conta já com mais de uma década de existência em pleno funcionamento. ​

A ANAP assume como missão lutar contra as desigualdades sociais, apoiando a satisfação das necessidades básicas, com privilégio para as carências alimentares. O seu objetivo primordial é suprimir as necessidades alimentares de todos os indivíduos que se encontrem numa situação de exclusão social ou de vulnerabilidade social, nomeadamente, pessoas em situação de desemprego, doença e sem-abrigo. 

Consequentemente, tem vindo a trabalhar no sentido de reinserir estes indivíduos na sociedade, fornecendo-lhes apoio psicossocial. Além de tentar combater o aumento das carências que afectam a população, esta instituição pretende, também, fomentar hábitos de higiene e o empoderamento dos indivíduos, através do trabalho contínuo de melhoramento das suas competências familiares, individuais e sociais, permitindo que respondam de forma mais eficaz às dificuldades que se apresentem.